As 7 Melhores Dicas Para um Email Marketing Eficiente

email marketing

Há quem diga que o Email Marketing está morto, que não converte vendas e que os ISPs estão cada vez mais rigorosos com o mensagens que vão direto para a caixa de spam.

Para mim o Email Marketing é um aliado do profissional de internet que tem nas mãos pessoas já estão interessadas no seu produto/serviço e que são potenciais clientes.

Se ainda não tem uma lista de contatos, comece agora mesmo a utilizar um serviço de email marketing (de preferência com Autoresponder).

Espero que você já tenha entendido a importância de ter uma lista de emails em primeiro lugar. É uma forma direta de comunicação com seus leitores ou clientes, aliás é a forma mais poderosa e pessoal do que um blog, post no Facebook ou Tweet.

Aqui estão 7 dicas de email marketing para lhe ajudar a criar uma lista de contatos altamente responsiva e engajada, e assim ter uma taxa de abertura acima de 25% .

1. Comece uma Lista de Email!

Um dos maiores erros que eu cometi quando criei meu primeiro blog em 2008 foi não ter, desde cedo, capturado email e formado uma lista de contatos das pessoas que acessavam o site. Se eu pudesse voltar no tempo teria assinador um serviço de email marketing imediatamente. Nem sei dizer o quanto de dinheiro perdi por não saber da utilidade de um autoresponder, por exemplo.

Se ainda não iniciou sua própria lista de contatos, aqui está o melhor serviço de email marketing e muito simples de utilizar.

 

2. Utilize Um Autoresponder

Aqui está um serviço indispensável para Internet Marketers, e que muitos utilizam de forma pouco eficiente.

O Autoresponder é parte fundamental na criação de lista de emails, pois ele automatiza o envio de emails para cada pessoa que entra na lista. Assim, não é necessário enviar emails um a um para cada novo contato.

Com essa ferramenta o “céu é o limite”, porque não há quantidade limitada de mensagens a serem enviadas para seus contatos, pode inclusive escolher o tempo de envio e o melhor dia também.

Por exemplo:

  • Mensagem 0 – Envio imediato
  • Mensagem 1 – Envio após 24h
  • Mensagem 2 – Envio após 2 dias (da mensagem anterior)
  • Mensagem 3 – Envio após 7 dias.

Nas próxima dicas você vai ver que quando um contato recebe um mensagem ele pensa que você escreveu naquele exato momento, quando na verdade pode ter programado a mensagem a dias, meses ou anos atrás. Por isso é importante um toque pessoal.

3. SEMPRE entregue valor em suas mensagens

As pessoas são muito sensíveis com seus email, e no momento que você faz algo que não as agrada, é nessa hora que o contato sai da lista e/ou reporta seu email como spam. Especialmente quando a mensagem promove algum produto e tem links de afiliados.

Na minha opinião é perfeitamente normal incluir links de afiliados em emails promocionais, afinal todo Internet Marketer vive de comissões sobre vendas de infoprodutos, não adianta querer abraçar o mundo apenas, é preciso de dinheiro para viver.

Entretanto, a dica aqui é entregar mais valor com mensagens que ajude sua lista a resolver algum problema primeiro, e depois envie conteúdo promocional. Assim, seus contatos não o verão como um chato, e melhor, passarão a confiar no que você oferece.

Nem preciso dizer que a sua quantidade de vendas irá aumentar absurdamente.

Veja também: 4 Erros Graves ao Fazer Uma Campanha de E-mail Marketing Como Afiliado

4. Gaste Tempo Pensando no “Assunto” Perfeito

Antes dos assinantes da lista lerem seu email, eles irão ler o Assunto primeiro. Se a frase não for interessante, seu email não será lido, podendo até ser excluído imediatamente, não importando qual bom é o conteúdo que você escreveu.

Um Assunto interessante é a chave para o sucesso da sua mensagem e a primeira etapa para a conversão, por isso não o ignore escrevendo qualquer coisa.

Uma estratégias é induzir a curiosidade. No campo de Assunto do email, escreva, por exemplo, as palavras “Não Perca” irá propositalmente aguçar a curiosidade das pessoas.

5. Relembre Seus Assinantes O Motivo Deles Estarem Recebendo Seus Emails

Costumar entrar em várias lista de profissionais de marketing, tanto brasileiros quanto americanos, e às vezes até esqueço quem é quem e qual foi o formulário que me inscrevi.

O Pat Flynn do Smart Passive Income faz isso muito bem. No final de todo email tem um lembrete do porque recebo seus emails, a data que assinei e os passos para sair da lista.

Pode acontecer de um dia você enviar emails com uma maior frequência e seu contato “esquecer” quem é você e porque ele está recebendo tal mensagem, aí seu email será reportado como spam.

Isso também acontece quando sua lista fica muito tempo sem receber emails, portanto mantenha seus contatos aquecidos enviado conteúdo de valor toda semana, pelo menos 1 vez.

6. Diga Aos Assinantes O que Esperar de Você

Essa é uma dica que aprendi vendo o lançamento de vários produtos bem de perto, embora você possa aplicar a mesma técnica na sua lista de email.

No final de cada email, sempre deixe seu contato com vontade de querer mais conteúdo, ou seja, avise-o que estar por vir.

Mesmo que não saiba qual será o conteúdo do próximo email, simplesmente mencione que irá enviar outra mensagem no futuro, e portanto, seu contato deve estar “preparado” para ver.

Isso fará com que a taxa de abertura de seus emails aumente ainda mais.

7. Seja Pessoal!

Mesmo que um simples email seu seja enviado para milhares de pessoas diferentes, isso não quer dizer que sua mensagem tenha que soar como se estivesse falando para uma multidão. Escreva suas mensagens como se estivesse falando com seu melhor amigo.

Torne isso uma regra e seus emails irão soar mais pessoais, e é aqui que seu contato irá pensar que você está falando com ele e somente ele.

Aplicando essa dica passei a receber mais mensagens de resposta e menos emails foram marcados como spam.

Tente capturar o nome do seu contato e use a personalização que os serviços de email marketing oferecem. De forma automática ele irá preencher seus emails com o nome da pessoa que está recebendo, e isso torna o email super pessoal.

Gostou das dicas?

Converter assinantes em clientes usando Email Marketing parece fácil, mas requer muitos testes para saber o que interessa sua audiência. As dicas que dei acima funcionam perfeitamente e podem ser aplicadas imediatante.

Para alcançar um nível mais avançado e rápido em converter assinantes em clientes (já em 14 dias) recomendo que conheça o serviço de e-mail maketing Lead Lovers. Esse é um serviço completo para utilizar o e-mail marketing no seu negócio, pois já conta com criação de funil de vendas, páginas de captura, páginas de vendas, e diversos outros modelo.

Aproveite e dobre suas vendas usando o Lead Lovers. Clique aqui!

 

About the Author

Felipe Nascimento
Empreendedor Digital. Blogueiro há 8 anos. Hoje vive da experiência adquirida com seus blog para dar dicas de como ganhar dinheiro na internet.
mautic is open source marketing automation