Como Planejar Artigos Para Blog Utilizando o Evernote

EvernoteCaderno Multifunção

Blog é uma ferramenta de Marketing Digital muito eficiente e faz parte do negócio de uma empresa ou empreendedor, por isso deve ser planejado primeiro antes de ser colocado no ar, e a primeira etapa e planejar os artigos que serão publicados.

Quando comecei a criar blogs a única coisa que tinha em mente era o tema, definia um nicho amplo e começava a escrever textos com conteúdo que eu achava que era relevante. Depois de alguns dias já não tinha mais ideia para títulos e nem mesmo sabia o que escrever.

Eu sei que isso acontece com muita gente, a pessoa tem uma ideia brilhante para por em prática, mas não sabe como manter a frequência, no caso de blogs, não sabe como mantê-lo atualizado por muito tempo.

O problema é a falta de PLANEJAMENTO.

Nesse artigo quero mostrar como eu passei a planejar meus blogs utilizando o Evernote.

Evernote: Tudo em um só lugar

Evernote

Caderno Multifunção

O Evernote funciona como um caderno virtual, ele é capaz de salvar qualquer conteúdo web em um único local. Por exemplo, se você está navegando em um site e se interessou pelo conteúdo ou parte dele, com um único clique o Evernote captura a parte do site que lhe interessa e salva em caderno, e ainda dá a possibilidade de personalizar a imagem.

Além disso, você pode ter dezenas de cadernos e milhares de notas (páginas) de anotação, pois tudo fica organizado e com uma simples busca você acha o que nem lembrava que tinha salvo.

Outro detalhe é a sincronização dos dados, sendo multiplataforma, funciona tanto em celular, tablet, computador e na web. Nesse momento eu utilizo a versão desktop, faço minhas anotações e automaticamente o software sincroniza com minha conta online. Super prático!

Dá para fazer tanta coisa (gravar áudio, criar lista de tarefas com checkbox em cada anotação, planejar viagens, etc) que não cabe nesse post.

Crie seu cadastro no Evernote gratuitamente!

Brainstorm: Planejando artigos para um blog

Print Evernote

Meus Cadernos e Notas no Evernote

O primeiro passo ao começar a planejar artigos para um blog é definir o assunto a ser explorado e qual o público-alvo.

Depois é necessário destrinchar o assunto amplo em mais específicos, pois nesse ponto você verá como um único assunto pode ser dividido em vários artigos.

Para isso crie um bloco de notas no Evernote e coloque o nome do seu blog, depois crie um nota e coloque o título “Ideias de Artigos”. Nessa nota você colocará todas as ideias que surgem espontaneamente, mas não estão organizadas ainda.

Agora, crie uma nota para cada assunto referente ao seu blog. Aqui eu geralmente crio uma nota para cada categoria ou tag que irei colocar no blog e em cada uma coloco os artigos que já foram publicados e também as ideias de novos artigos.

Por que fazer isso?

Com esse tipo de planejamento percebi que é mais simples visualizar todos os artigos de um mesmo assunto e criar links entre eles, ou seja, fazer linkbuilding interno aumentando o tempo de permanência de usuário e/ou direcionando-o através de um funil até uma landing page de conversão.

Fazendo esse exercício ficará claro o tempo que perdemos criando artigos somente quando vem a inspiração de um título matador e o quanto de esforço colocamos em textos que não valem a pena escrever.

Exercício

Mais um exercício para você aplicar no seu blog.

Escolha o Nicho

Por exemplo: Marketing Digital > Copywriting > E-mail Marketing > Marketing de Afiliados > Redes Sociais > Conversão

Cada um desses temas será um caderno no Evernote.

Agora separe cada tema em assuntos menores e mais específicos.

Por exemplo: Redes Sociais > Facebook > Twitter > Google Plus > LinkedIN

E continue até não ter mais como ser específico. Depois é só criar artigos para cada assunto. Bem simples, não?

Guarde tudo no Evernote

Antes eu utiliza muito o bloco de notas do Windows e enchia o desktop com um monte de arquivos, depois não sabia onde encontrar uma ideia ou bloco de código que havia salvo.

Já havia utilizado no Evernote na faculdade para planejar meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) onde eu tirava fotos de trechos de livros, grava áudio com uma explicação do professor orientador, ideias de conteúdo, a partir do celular e o software se encarregava de sincronizar com minha conta sempre que eu estivesse conectado à uma rede Wi-fi.

Por isso, antes de começar um blog crie seu próprio planejamento de artigos separando-os em pequenos assunto e escrevendo títulos e ideias para artigos futuros. Assim, você não fica perdido sem ideias e não deixa seu blog morrer antes mesmo dele começar a gerar lucros.

Cadastre-se gratuitamente no Evernote!

Conclusão

A ideia desse artigo é mostrar que é possível utiliza uma ferramenta gratuita para planejar artigos para um blog antes mesmo de colocá-lo no ar. Também serve como guia de análise de artigos já publicados e que podem ser melhorados, tanto reescrevendo os textos quanto fazendo linkbuilding.

O processo e tão simples que até um criança faria. Organizar as ideias é fundamental para ter um blog relevante e atrair cada vez mais audiência qualificada.

About the Author

Felipe Nascimento
Empreendedor Digital. Blogueiro há 8 anos. Hoje vive da experiência adquirida com seus blog para dar dicas de como ganhar dinheiro na internet.
mautic is open source marketing automation